Knox Publicações
Product ID: 113
Product SKU: 113
New In stock />
O Princípio do Saber - Estudos em Educação Reformada - Volume 2 (Karis Anglada Davis)

O Princípio do Saber - Estudos em Educação Reformada - Volume 2 (Karis Anglada Davis)

Destaque Lançamento

Disponibilidade: Disponível em 2 dias úteis


De R$ 65,90
Por:
R$ 46,10
Economize  R$ 19,80

ou 4x de R$ 12,10 com juros Cartão Elo - Vindi
Simulador de Frete
- Calcular frete

SINOPSE

A presente obra, inicialmente em dois volumes, é uma coletânea de estudos, traduções e palestras sobre educação reformada. O Rev. Paulo Anglada, durante o seu ministério, tratou diversasvezes desse tema, tanto traduzindo artigos de autores reformados sobre o assunto, bem como ministrando palestras no Centro de Estudos John Knox, escola mantida pela Associação ReformadaPalavra da Verdade (ARPAV), da qual foi o presidente-fundador. Esta série inclui também monografias escritas por suas filhas Karis Beatriz e Anna Layse, sobre “História e Filosofia da Educação Reformada” e "O Ensino de Língua Materna na Escola Cristã" respectivamente. O texto escolhido por ele para ser o lema da escola foi a importante verdade bíblica expressa em diversas passagens das Escrituras nas quais é revelado o fundamento da verdadeira educação: O temor do Senhor é o princípio do saber (Pv 1:7; 9:10; Jó 28:28; Sl 111:10). Esperamos que a leitura desse material seja útil a professores de escolas cristãs, a famílias cristãs de um modo geral e a todos quantos anelam conhecer e promover a educação reformada em nosso país.

RECOMENDAÇÕES

Enche o nosso coração de alegria ver, em mais dois livros, a memória perpetuada desse incrível servo de Deus, Paulo Anglada, de uma competência tão profunda que só conseguiu ser superada por sua humildade e postura de devoção ao Deus trino e à sua Palavra. Sua sabedoria e o hábil manejar das Escrituras ecoam e continuam a ressoar. Ecos do passado nas raízes que fincou, na terra santa do seu ministério, nas instituições que fundou, nos discípulos que formou e nas obras que já foram publicadas. Sons que continuam a se propagar pelo lançamento desses livros (O Princípio do Saber, volumes I e II) que agora tenho em mãos, apresentando estudos em educação reformada – uma área na qual sempre tivemos muita afinidade. 
Este volume traz a preciosidade do trabalho da sua filha Karis, onde ela constrói sobre as exposições deixadas por Paulo Anglada, legando-nos uma abordagem completíssima sobre a História e Filosofia da Educação Reformada. Longe de ser uma compilação meramente acadêmica, ela parte dos ensinamentos de Jesus, passando pelos expoentes da Igreja Primitiva e deságua na Reforma do Século XVI e nos escritos dos reformadores. Nessa varredura histórica ela volta os nossos olhos às prescrições da Palavra de Deus e captura com maestria os fundamentos da educação reformada, que tem como consequência tanto uma análise acurada, como aplicações eminentemente práticas às escolas cristãs. Mas não são somente as escolas que serão beneficiadas com essa obra. Vejo que os professores cristãos, que passaram anos sendo instruídos em bases meramente seculares, terão aqui uma oportunidade para revisarem conceitos errôneos que, além de inadequados e falaciosos, conflitam com a própria fé pessoal e os inquietam. Neste segundo volume temos um “mapa da mina”, para levá-los de volta aos princípios imutáveis das Escrituras nessa área tão crucial, que é a educação.

SOLANO PORTELA

Doutor em Letras, Doutorando em Educação, Mestre em Teologia.
Vice-Diretor Executivo da Associação Internacional de Escolas Cristãs (ACSI).
Renomado professor, escritor, teólogo, e conferencista.

CONTEÚDO

PREFÁCIO
CONTEÚDO
PREFÁCIO DA AUTORA
INTRODUÇÃO
PARTE I – EDUCAÇÃO REFORMADA: UMA VISÃO HISTÓRICA
CAPÍTULO 1 - A PRIMEIRA EDUCAÇÃO CRISTÃ
Jesus, o Mestre
A Comunidade Cristã Primitiva
As Primeiras Escolas
Os Primeiros Educadores Cristãos
Clemente de Alexandria (155-225)
Orígenes (185-254)
Basílio (329-379)
Jerônimo (340-420)
Agostinho (354-430)
Resumo da Educação Cristã Primitiva
CAPÍTULO 2 - A EDUCAÇÃO RELIGIOSA REFORMADA
O Advento da Reforma e seu Significado
Quando a Igreja Primitiva Cristã passou a ser Católica
Origens e Eclosão da Reforma
Expansão e Significado Educacional da Reforma
Principais Reformadores e sua Pedagogia
Pedagogos da Reforma Luterana
Pedagogos da Reforma Calvinista
Contribuições da Reforma para a Educação de seu Tempo
CAPÍTULO 3 - A EDUCAÇÃO REFORMADA NO SÉCULO XVII
Perspectiva Histórica da Educação Reformada no Século XVII
Comênio, o Reformador da Educação
Os Puritanos e a Fundação de Universidades
CAPÍTULO 4 - HERANÇA REFORMADA NA EDUCAÇÃO DOS PAÍSES PROTESTANTES
A Herança Puritana na Educação Norte-Americana
A Educação Reformada Contemporânea em Países Protestantes
A Educação Reformada na Holanda
A Educação Reformada na Escócia
A Educação Reformada no Canadá
A Educação Reformada na Austrália
A Educação Reformada na África do Sul
PARTE II – UMA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO REFORMADA
CAPÍTULO 5 - O QUE É UMA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO REFORMADA?
Formas de Abordar a Relação Religião-Filosofia-Educação
A Síntese Tomista
A Coexistência Pacífica
Fundamentos da Educação Reformada
CAPÍTULO 6 - A COSMOVISÃO BÍBLICO-REFORMADA
A Centralidade da Bíblia para a Educação Reformada
A Pessoa e a Obra de Deus como Centro da Educação Reformada
O Homem em seus Estados: Considerações da Antropologia Reformada
Quem é o Homem no Estado Original?
Quem é o Homem no Estado de Pecado?
O Estado de Graça: Uma Esperança para a Humanidade
E Quanto ao Futuro? O Homem no Estado de Glória
O Aluno na Visão da Antropologia Reformada
CAPÍTULO 7 - O MANDAMENTO E O PROPÓSITO BÍBLICO DA EDUCAÇÃO
A Educação como Mandamento Bíblico
A Educação como Mandamento da Criação
A Bíblia e a Formação Cristã dos Jovens
As Responsabilidades pela Educação
Os Propósitos da Educação Reformada
A Glória de Deus como Propósito Unificador para a Educação Cristã
Objetivos Gerais e Específicos da Educação Cristã
CAPÍTULO 8 - EPISTEMOLOGIA REFORMADA
A Revelação de Deus e a Responsabilidade Humana
Implicações Educacionais
A Lei do Conhecimento
Conhecimento: Inato ou Experiência?
CAPÍTULO 9 - ELEMENTOS DA EDUCAÇÃO REFORMADA
A Educação e a Escola Reformada: Buscando uma Definição
Ensino e Aprendizagem 
O Professor Reformado
Perfil do Aluno na Escola Reformada
Disciplina
Níveis de Ensino
CAPÍTULO 10 - A PERSPECTIVA BÍBLICA DOS CONTEÚDOS CURRICULARES
A Educação Clássica: o Ideal das Artes Liberais
A Tendência Prática e Vocacional
Uma Posição Intermediária
Pricípios Bíblicos para o Ensino das Disciplinas
História
Ciências Físicas e Biológicas
Matemática
Línguas
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BIBLIOGRAFIA CONSULTADA

SOBRE OS AUTORES

KARIS ANGLADA DAVIS é filha do pastor Paulo Anglada, formada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Pará e professora de Educação Cristã Clássica do SIMEDUC. Envolvida há mais de 20 anos com educação cristã e domiciliar, ela e sua irmã Anna Layse fundaram o projeto Maçãs de Ouro na Árvore da Vida para produção de material educativo cristão. É co-autora com seu pai do livro infantil Os Dez Mandamentos, autora do livro de português Palavras e Mais Palavras e do manual cristão pré-escolar O Que as Crianças Devem Aprender - e Quando? Ela é casada com Luke Davis e mãe de sete filhos. São membros da Congregação Presbiteriana Boas Novas da IPCPA-Belém, em Dom Eliseu - PA.

DADOS TÉCNICOS

ISBN: 978-65-991271-9-9
Ano: 2024
Edição: 1ª 
Número de páginas: 320
Formato: 210x140mm

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.
  • Binding: Capa comum

Confira os produtos