Atos Volume 1 (Capítulos 1 a 7) - O Testemunho Apostólico em Jerusalém
SINOPSE
Este é o primeiro de quatro volumes de exposições sequenciais no Livro de Atos dos Apóstolos. Ele aborda o testemunho apostólico em Jerusalém, cobrindo os sete primeiros capítulos do livro, desde o prefácio de Lucas, ligando a obra ao seu Evangelho, até a morte de Estêvão, o primeiro mártir da fé cristã.
A obra não se destina primariamente a teólogos e especialistas em exegese bíblica, e, sim, aos leitores em geral, com vistas à sua instrução e edificação da igreja e conversão dos perdidos (como instrumento evangelístico). Não se trata também de um comentário bíblico, esmiuçando histórica e exegeticamente o sentido e significado de cada palavra ou frase do Livro de Atos. Além disso, diferentemente de um comentário, cada um dos 25 capítulos deste livro tem unidade, título, tema, desenvolvimento, conclusão e aplicações, característicos de um sermão expositivo. Entretanto, o livro também contém informações históricas e exegéticas (tanto no texto, como, principalmente, nas notas de rodapé) úteis a estudantes de teologia e ministros do evangelho, os quais labutam na difícil, mas gratificante missão de anunciar a Palavra a Deus.
Quanto à sua perspectiva teológica, essas exposições bíblicas são teologicamente conservadoras. Elas pressupõem a inspiração, a autoridade e a inerrância das Escrituras, e foram produzidas sobre o fundamento bíblico-teológico reformado, professado nos símbolos de fé de Westminster.
DESCRIÇÃO
O livro de Atos dos Apóstolos é uma obra dinâmica, emocionante e cheia de ação. Ele registra o avanço da Igreja Cristã, pelo poder do Espírito de Cristo, começando em Jerusalém, passando pela Judéia e Samaria, até alcançar Roma, a grande capital do Império Romano. Trata-se de um livro histórico único no Novo Testamento, que apresenta uma narrativa ordenada dos acontecimentos importantes dos primórdios do Cristianismo.
A obra tem propósitos apologéticos e evangelísticos. Ela pretende defender a fé cristã, como continuidade legítima do Antigo Testamento, e promover o evangelho de Cristo, certificando os seus leitores quanto ao poder de Deus e à fidelidade de Cristo em cumprir a sua promessa de permanecer presente com a sua igreja, por meio do seu Espírito (Mt 28:18-20).
Em uma época em que cresce a oposição à fé cristã, seja pela pressão social de culturas e governos cada vez mais secularizados e hostis ao Cristianismo, seja por grupos islâmicos radicais, que perseguem, maltratam e assassinam milhares de cristãos no Oriente Médio, é encorajador sabermos que Cristo continua presente na sua igreja, assegurando o seu triunfo, por meio da proclamação do evangelho e do testemunho cristão.
CONTEÚDO
PREFÁCIO
1 INTRODUÇÃO AO LIVRO DE ATOS
2 “O PRIMEIRO LIVRO”
Os Fundamentos Históricos da Fé Cristã
3 “SEREIS MINHAS TESTEMUNHAS”
O Reino de Deus: Vinda, Natureza e Escopo
4 “ASSIM VIRÁ...”
A Ascensão e Promessa de Retorno de Jesus
5 “NO CENÁCULO” Preparando-se em Oração
6 “TOME OUTRO O SEU ENCARGO”
A Escolha de Matias para o Colégio Apostólico
7 “DE REPENTE...”
O Cumprimento da Promessa
8 “ATÔNITOS E PERPLEXOS”
A Reação da Multidão Cosmopolita ao Derramamento do Espírito Santo
9 “O QUE OCORRE...”
O Sermão de Pedro em Pentecostes
10 “QUE FAREMOS, IRMÃOS?”
Tornando-se Cristãos
11 “ENQUANTO ISSO...”
Uma Igreja Perseverante
12 “EM NOME DE JESUS, ANDA!”
A Missão da Igreja
13 “POR QUE FITAIS OS OLHOS EM NÓS?”
A Mensagem da Igreja
14 “O BOM PERFUME DE CRISTO”
Oposição e Crescimento
15 “JESUS: O ÚNICO SALVADOR”
O Testemunho Apostólico perante o Sinédrio
16 “TENDO ELES ORADO...”
A Resposta da Igreja às Ameaças do Sinédrio
17 “GRANDE PODER E ABUNDANTE GRAÇA”
Outro Retrato da Igreja Primitiva
18 “BARNABÉ, E ANANIAS E SAFIRA”
Manifestações Opostas de Generosidade Cristã
19 “SANTO TEMOR”
Sinais e Prodígios: Impacto e Significado
20 “ANTES, IMPORTA OBEDECER A DEUS”
Fidelidade na Perseguição
21 “REGOZIJANDO-SE NOS SOFRIMENTOS”
A Fúria do Sinédrio e o Regozijo dos Apóstolos
22 “A INSTITUIÇÃO DO DIACONATO”
Uma Importante Decisão Apostólica
23 “CHEIO DE GRAÇA E PODER”
A Prisão de Estêvão
24 “HOMENS DE DURA CERVIZ!”
O Testemunho de Estêvão
25 CONTEMPLANDO A GLÓRIA DE DEUS
O Martírio de Estêvão
SOBRE O AUTOR
O Rev. Paulo Anglada é ministro presbiteriano há mais de 30 anos e conhecido pregador brasileiro. Sua formação teológica inclui um bacharelado em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Norte, mestrado em Teologia pela Potchefstroom University (África do Sul) e doutorado em Ministério pelo Westminster Theological Seminary (EUA). Além de pastor há vários anos da Igreja Presbiteriana Central do Pará, o Rev. Anglada tem atuado no ensino de diversas disciplinas em seminários nacionais e internacionais, nas áreas de Grego Bíblico, Hermenêutica, Manuscritologia, Novo Testamento, Teologia Sistemática e Pregação. Ele é ainda presidente da Associação Reformada Palavra da Verdade e vice-presidente da Junta de Educação Teológica do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil. Além de diversos livros, o Rev. Anglada é autor também de diversos artigos em obras coletivas e revistas teológicas.
DADOS TÉCNICOS
ISBN: 978-856118415-5
Ano: 2015
Edição: 1ª
Número de páginas: 320
Formato: 210x140mm
- Binding: Capa comum