Introdução à Hermenêutica Reformada (Paulo Anglada)
PREFÁCIO
Esta obra será mui provavelmente a magna opus do Dr. Paulo Anglada. Primeiro, pela relevância do tema. Praticamente todas as grandes discussões que hoje ocupam os evangélicos no Brasil estão relacionadas com questões de interpretação do texto bíblico, desde aquelas relacionadas com o surgimento de novas teologias até aquelas relacionadas com o culto e missões. Dr. Anglada mapeia cuidadosamente o caminho de uma hermenêutica sólida, teologicamente orientada, e historicamente testada e comprovada, que é a hermenêutica oriunda dos princípios da Reforma protestante e enriquecida com as perspectivas atuais das ciências afins. Acredito que é abraçando uma hermenêutica desta natureza que teremos condições de entender corretamente a Palavra de Deus e aplicá-la aos problemas modernos da Igreja.
Segundo, porque é provavelmente a obra mais completa sobre o assunto disponível em português. É tudo o que os professores de hermenêutica e exegese das instituições de ensino teológico sempre sonharam. O escopo da obra é de tirar o fôlego. Vai desde uma análise das principais correntes de interpretação que surgiram ao longo da história da Igreja até a sintaxe da língua grega, enfocando os usos gerais dos seus elementos. E não falta a parte prática, que ensina a interpretar os diversos gêneros literários contidos no texto sagrado.
Terceiro, porque vai contribuir de maneira significativa para a resistência que se tem formado, e que está crescendo nos meios acadêmicos evangélicos, contra o uso e os resultados do método histórico-crítico nas instituições de ensino teológico no Brasil. Oriundo do Iluminismo, tal método tende a desacreditar as Escrituras e a relativizar completamente a sua interpretação, pois nada tem de científico. Ao contrário, é norteado por pressupostos filosóficos e teológicos provindos da incredulidade que dominou os adeptos do liberalismo teológico. A obra de Paulo Anglada oferece uma alternativa aos professores e alunos que desejam estudar a interpretação bíblica de forma erudita sem abrir mão, contudo, dos pressupostos teológicos quanto à autoridade, infalibilidade e inerrância da Palavra de Deus.
Conheci Dr. Paulo Anglada na África do Sul, onde juntos fizemos o mestrado em Novo Testamento, sob a orientação do saudoso Dr. Lambert Floor. Foi lá também que desenvolvemos ainda mais profundamente o gosto pela teologia reformada. E foi lá que Dr. Anglada aprofundou-se ainda mais no conhecimento da língua grega e na apreciação pela exegese. Seus estudos de doutoramento no Westminster Theological Seminary da Califórnia apuraram ainda mais suas percepções sobre a matéria. A presente obra é o resultado de anos de estudo, de docência sobre o assunto, de leituras e reflexão. Com o rigor acadêmico que sempre marcou suas demais obras, Dr. Anglada oferece ao público brasileiro aquela que será, provavelmente, durante os próximos anos, a obra de referência para professores de hermenêutica que não desejam abandonar a confiança na Palavra de Deus, e que desejam incutir esta confiança em seus alunos.
São Paulo, dezembro de 2005.
Rev. Augustus Nicodemus Lopes, Ph.D.
Chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie
SINOPSE
Introdução à Hermenêutica Reformada é um livro destinado a pessoas interessadas em interpretar a Bíblia de maneira erudita e comprometida com a sua autoridade e inerrância. O propósito da obra é introduzir os leitores à reflexão hermenêutica acerca de questões e temas exegéticos, teológicos, hermenêuticos e metodológicos mais relevantes para a interpretação do Novo Testamento através de uma abordagem reformada confessional.
O livro está organizado em seis capítulos. O primeiro capítulo é introdutório. Ele chama a atenção dos leitores para o caráter divino-humano das Escrituras, introduz problemas hermenêuticos dele decorrentes e relaciona hermenêutica com pregação. O capítulo 2 é histórico. Trata-se de uma tentativa de traçar a história da interpretação, classificando várias escolas hermenêuticas em três correntes gerais, destacando suas influências, tendências, metodologias, insights, problemas, etc. Espera-se com isso apresentar ao leitor o pano de fundo histórico da hermenêutica reformada. O capítulo 3 é teológico. Após discutir resumidamente a questão das pressuposições na hermenêutica bíblica, o capítulo sugere e comenta as pressuposições teológicas que orientam a hermenêutica reformada. O capítulo 4 é essencialmente hermenêutico. Ele apresenta importantes princípios gerais reformados de interpretação, tais como a auto-interpretação das Escrituras, o princípio da analogia da fé, o princípio cristológico, tipologia, o princípio contextual, interpretação de passagens obscuras, interpretação de gêneros e formas literárias especiais e referenciais para a avaliação da interpretação. O capítulo 5, o mais longo, é metodológico. Ele introduz os leitores a metodologias e técnicas lingüísticas relevantes que a hermenêutica reformada utiliza para interpretar o Novo Testamento. A conclusão do livro resume as principais descobertas da pesquisa. O livro contém ainda dez apêndices, resumindo e exemplificando os usos das principais categorias gramaticais no grego coinê.
SOBRE O AUTOR
O Rev. Paulo Anglada é ministro presbiteriano há mais de 25 anos e conhecido pregador brasileiro. Sua formação teológica inclui um bacharelado em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Norte, mestrado em Teologia pela Potchefstroom University (África do Sul) e doutorado em Ministério pelo Westminster Theological Seminary (EUA). Além de pastor há vários anos da Igreja Presbiteriana Central do Pará, o Rev. Anglada tem atuado no ensino de diversas disciplinas em seminários nacionais e internacionais, nas áreas de Grego Bíblico, Hermenêutica, Manuscritologia, Novo Testamento, Teologia Sistemática e Pregação. Ele é ainda presidente da Associação Reformada Palavra da Verdade e vice-presidente da Junta de Educação Teológica do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil. Além de diversos livros, o Rev. Anglada é autor também de diversos artigos em obras coletivas e revistas teológicas.
DADOS TÉCNICOS
ISBN: 85-905973-1-8
Ano: 2006
Volume: 1
Edição: 1ª
Número de páginas: 430
Formato: 210x140mm
- Binding: Capa comum