Calvinismo: As Antigas Doutrinas da Graça (Paulo Anglada)
SINOPSE
O grande pregador batista Charles Spurgeon, que viveu em uma época semelhante a nossa, onde prevaleceu uma evidente insatisfação e desgosto para com o calvinismo, não hesitava em declarar que não concebia pregação do evangelho que não fosse calvinista:
´Minha opinião pessoal é que não há pregação de Cristo e este crucificado, a menos que se pregue aquilo que atualmente se chama calvinismo. É cognome chamar isso de calvinismo; pois o calvinismo é o evangelho e nada mais. Não creio que possamos pregar o evangelho... a menos que preguemos a soberania de Deus em sua dispensação da graça; e também a menos que exaltemos o amor eletivo, imutável, eterno, inalterável e conquistador de Jeová; como também não penso que podemos pregar o evangelho, a menos que o alicercemos sobre a redenção especial e particular do seu povo eleito e escolhido, que Cristo realizou na cruz; e também não posso compreender um evangelho que permite que os santos apostatem depois de haverem sido chamados´.
O que é calvinismo? Que sistema doutrinário é este que ficou conhecido pelo nome do grande reformador francês do século XVI? Qual a sua essência? Quais as suas afirmativas principais? QUais as objeções? Qual a sua história? Faz justificativa a revelação bíblica?
O autor responde a estas questões de uma forma simples e clara, afirmando que o calvinismo é o evangelho dos grandes pregadores do passado como Lutero, Calvino, John Knox, Tyndale, Latimer, os puritanos, Jonathan Edwards, Whitefield, Newton, Spurgeon, J. C. Ryle, Martyn Lloyd-Jones, Packer e os grandes missionários como David Brainerd, David Livingstone, William Carrey. Os que confessam o Calvinismo estão na mais excelente companhia.
DESCRIÇÃO
Qual é a essência do calvinismo? Quais as verdades distintivas do calvinismo como sistema doutrinário? Elas se encontram em dois departamentos da teologia sistemática: a antropologia e a teontologia. Todo o sistema teológico conhecido como calvinismo é o resultado natural, lógico e bíblico dessas duas doutrinas fundamentais: a doutrina da queda do homem e a doutrina da soberania de Deus; isto é, a corrupção da natureza humana e a vontade livre e soberana de Deus.
Este livro aborda temas centrais da doutrina calvinista, como os cinco pontos do calvinismo, a relação entre calvinismo e evangelismo e as implicações práticas do calvinismo na vida cristã.
É necessário ressaltar em nossos dias a importância das antigas doutrinas da graça. Elas podem produzir grande bem. É uma pena que essas doutrinas tenham sido largamente abandonadas. Precisamos considerá-las melhor, precisamos estudá-las mais profundamente, crer firmemente nelas e pregá-las com convicção, ousadia, sinceridade e graça, para o bem da Igreja, para a conversão dos perdidos e para a glória do nosso Deus.
CONTEÚDO
Prefácio
1 O Que é Calvinismo?
Histórico dos 5 Pontos do Calvinismo
Os 5 pontos do Arminianismo e do Calvinismo
Diferença de Ênfase ou de Conteúdo
A Essência do Calvinismo
Explicações para a Doutrina Arminiana
2 Depravação Total
Ensino das Confissões Reformadas
Ensino Bíblico sobre a Queda e suas Conseqüências
A Incapacidade de Mortos Espirituais
Termos Bíblicos para Descrever a Conversão
Pior do que Morto
O Livre-Arbítrio
Objeções
Conclusão
3 Eleição Incondicional
Ensino das Confissões Reformadas
Ensino Bíblico sobre a Eleição
Vários Tipos de Eleição
Condicional ou Incondicional?
Lugar do Arrependimento e Fé
Objeções
4 Expiação Limitada
Ensino das Confissões Reformadas
O Que é Expiação?
Inferência Lógica
Ensino Bíblico sobre a Extensão da Expiação
Ensino Bíblico sobre o Propósito e Resultado da Expiação
Objeções
Conclusão
5 Graça Eficaz
Ensino das Confissões Reformadas
A Doutrina Arminiana
Graça Comum e Graça Especial
O Ensino Bíblico
Objeção
Conclusão
6 Perseverança dos Santos
Ensino das Confissões Reformadas
Inferência Lógica
Evidências Bíblicas da Doutrina
Pecado e Apostasia
Objeções
Conclusão
7 Calvinismo e Evangelismo
O Evangelismo Moderno
Características do Evangelismo Arminiano
O Calvinista Evangeliza?
A Evangelismo Calvinista
A Pregação Evangelística Calvinista
Conclusão
8 Calvinismo e Vida Cristã
Segurança de Salvação
Conforto nas Provações
Humildade
Ousadia e Coragem
Tolerância para com Crentes e Descrentes
Sentimento Mais Profundo de Gratidão
Outras Implicações Práticas do Calvinismo
Conclusão
Bibliografia
SOBRE O AUTOR
O Rev. Paulo Anglada é ministro presbiteriano há mais de 25 anos e conhecido pregador brasileiro. Sua formação teológica inclui um bacharelado em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Norte, mestrado em Teologia pela Potchefstroom University (África do Sul) e doutorado em Ministério pelo Westminster Theological Seminary (EUA). Além de pastor há vários anos da Igreja Presbiteriana Central do Pará, o Rev. Anglada tem atuado no ensino de diversas disciplinas em seminários nacionais e internacionais, nas áreas de Grego Bíblico, Hermenêutica, Manuscritologia, Novo Testamento, Teologia Sistemática e Pregação. Ele é ainda presidente da Associação Reformada Palavra da Verdade e vice-presidente da Junta de Educação Teológica do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil. Além de diversos livros, o Rev. Anglada é autor também de diversos artigos em obras coletivas e revistas teológicas.
DADOS TÉCNICOS
ISBN: 978-856118405-6
Ano: 2015
Edição: 4ª
Número de páginas: 192
Formato: 210x140mm
- Binding: Capa comum